Momento Cultural: Danças

Durante algumas conversas no msn e por causa da minha paixão sem tamanho, resolvi fazer um post semanal com vários tipos de dança.
Não, não tô mundando o foco do blog mas, pra quem não sabe, dançar faz bem para o corpo, para a mente e para a alma e não é de beleza que falamos sempre? Então faz parte!
Quem é que nunca dançou ou simplesmente se movimentou pra quem não faz aqueles passos elaborados que deixam a gente babando ao som de uma música? Como acho que todo mundo já fez isso. é bem interessante conhecer um pouquinho dessa arte que, além de distração, é um exercício maravilhoso para o corpo e serve inclusive como terapia!Que maneira melhor de começar essa pequena “série” do que falando da história da dança, né?

 Um pouco sobre o surgimento da dança

Não temos, hoje, clareza nem de quando e nem de que por que razões o homem dançou pela primeira vez, no entanto na medida em a arqueologia consegue traduzir as inscrições dos “povos pré-históricos”, ela nos indica a existência da dança como parte integrante de cerimônias religiosas, nos permitindo considerar a possibilidade de que a dança tenha nascido a partir ou de forma concomitante ao nascimento da religião.
A dança, tal como todas as manifestações artísticas, é fruto da necessidade de expressão do homem, de maneira que seu aparecimento se liga tanto às necessidades mais concretas dos homens quanto àquelas mais subjetivas. Assim, se a arquitetura nasce da necessidade da construção de moradias adequadas e seguras, a dança, provavelmente, veio da necessidade de exprimir a alegria ou de aplacar fúrias dos deuses.

Tipos de dança

Existem quatro grandes grupos de estilos de dança, que são:

  • Dança Clássica – conjunto de movimentos e de passos, elaborados em sistema e ensinados no ensino coreográfico.
  • Dança de Salão – praticada nas reuniões e nos dancings.
  • Dança Moderna – que se libertou dos princípios rígidos da dança acadêmica e que serviu de base ao bailado contemporâneo.
  • Dança Rítmica

 Os vários tipos de dança

Ballet, Ballroom, Bolero, Break-dance, Capoeira, Ceroc, Can Can, Cha-Cha-Cha, Contemporânea, Contra-dança, Country Western, Disco, Exotic Dancing, Flamenco e Spanish Gypsy, Folk and Traditional, Foxtrot, Funk, Jazz, Line Dance, Mambo. Merengue, Middle Eastern, Modern, Polka, Religiosas e dança Sacra, Rumba, Salsa, Samba, Swing, Scottish, Country Dancing, Square Dance, Tango, Twist, Valsa, Western

Fonte: http://www.passosecompassos.com.br/matedanca/historiadanca.htm e http://www.meuartigo.brasilescola.com/artes/historia-danca.htm 

Eu sei, é coisa demaaaaais!!! Mas não vamos falar de todas, só vamos falar de: jazz, ballet, sapateado, forró, zouk, bolero, salsa, tango, soltinho (nascido do swing), samba e dança do ventre. Tantinho bom, né? rs
“Mas May, você disse vamos, isso tá errado, não?” Nãaaaao!!! Está corretíssimo! Vou ter uma participação especial nesses posts da minha querida amiga/leitora: Poia Paola Guimarães.
Querem saber um pouquinho sobre ela?

Paola Guimarães é Turismóloga, Agente de Viagens e dançarina de corpo e alma. Belo Horizontina apaixonada e Pontenovense de Coração, fez ballet aos 7 anos, como a maioria das crianças, porém não gostou da ‘lentidão’ dos movimentos. Tentando algo clássico, mas com uma pegada mais moderninha, fez aulas de Jazz e Sapateado, na academia SUS em Ponte Nova.
Forrozeira desde que se entende por gente (dançando em cima dos pés do avô), entrou para a Companhia de Dança de Salão Dançato, onde se especializou em outras modalidades como Zouk, Samba, Soltinho, Tango, Salsa e Bolero. Atualmente é uma estudiosa e apreciadora, compulsiva, louca, maníaca, da arte de dançar.

Então semana que vem começamos a série! De qual dança vamos falar? Surpresa!!! rs

Espero vocês!

Bjoos

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s