Especial Noivas: Tradições

Uma das coisas que eu mais adoro no quesito casamento são as tradições! Não estamos tão acostumadas a algumas, outras já são costume mesmo sem a gente saber o real significado, mas todas são lindas! Vou mostrar algumas:

tradicoes-que-marcam-o-casamento-15Vestido branco

Essa é a tradição mais antiga e universal! A cor branca no vestido simboliza a pureza, castidade e inocência da mulher.

ver-a-noiva-antes-do-casamentoO noivo não pode ver a noiva antes do casamento

Essa é unânime e absoluta! Em todo o mundo, independente da religião ou costume, os noivos não podem ver as noivas antes do casamento! Dizem que se isso acontecer, o casamento não terá sucesso. Venhamos e convenhamos, melhor não tentar a sorte, né?

chuva-de-arroz-1024x681_resizeChuva de arroz

O grão simboliza prosperidade, saúde e felicidade para os chineses e hindus. Jogar arroz sobre os noivos é desejar fertilidade e prosperidade ao novo casa. Como algumas igrejas proibem e esse hábito pode até se tornar perigoso (por tornar o chão escorregadio), pode ser interessante trocar o arroz por bolhas de sabão, confetes, balões em forma de coração, pétalas de flor, entre outros, que também deixam a cerimônia linda.

ring_bearer_fashion03Daminha e Pajem

Essa foi uma surpresa pra mim! Existem várias lendas sobre essa tradição: Alguns dizem que as crianças são anjos e significam pureza, outros falam que damas de honra devem acompanhar a noiva até o altar com a missão de distrair os maus espíritos que querem impedir o casamento. Apesar de tudo, essa tradição não é essencial! Já vi vários casamentos (de famílias sem crianças, principalmente) em que as avós entraram como dama e, sinceramente, é muito mais emocionante!

vestido-camillaeleandro1Nome das amigas na barra do vestido

Se você não deseja que suas amigas solteiras fiquem para “titia”, escreva o nome de cada uma delas na barra do vestido de noiva. Segundo a tradição, funciona como uma simpatia e assim elas se casarão em breve. Já vi isso em alguns casamentos também e achei super interessante!

Velho+Novo+Emprestado+AzulAlguns detalhes

Há um ditado em inglês que diz: “Something old, Something blue, Something borrowed, Something new”, traduzindo: “Algo velho, Algo azul, Algo emprestado, Algo novo”. No dia do casamento, use algo na cor azul (símbolo de fidelidade na Roma Antiga), algo emprestado (representa a amizade, pessoas queridas que sempre estarão em volta), uma coisa nova (traz sorte para a vida de casado) e outra velha (mostra ligação com a família e pode ser uma joia, o véu ou algum outro elemento). Essa é uma tradição americana, mas tem sido super adotada no Brasil!

sapatos1Nota no sapato

A superstição fala para, antes de entrar na igreja, colocar dentro do sapato direito uma nota de maior valor. Fazendo isso, por mais que o casal passe por dificuldade, nunca faltará dinheiro! Por mais que seja superstição, não custa nada tentar, né? rs

cortando-gravata-siteCortar a gravata

Essa é uma tradição brasileiríssima! Essa é tarefa dos padrinhos e, sinceramente, é super divertida! A intenção é arrecadar dinheiro para que os noivos aproveitem a lua de mel e como fazer isso sem pedir diretamente aos convidados??? Vendendo pedaços da gravata do noivo, claro! O mais engraçado é que os padrinhos fazem um alvoroço enorme a cada nota recebida e ai de quem for mão de vaca!

Bouquet-JogarOKOKJogar o buquê

Acredita-se que o buquê de noiva é uma espécie de talismã contra o mau olhado. Antigamente ele era formado por ervas, alho, etc. para a proteção contra inveja, mas esse costume já não é mais adotado. Dizem que o buquê tem “poderes mágicos” e consegue dizer quem será a próxima a subir no altar. Hoje temos algumas variações a essa tradição, mas isso é assunto para outros post.

Vocês conheciam essas tradições? Conhecem mais alguma que eu não citei?

Bjoos965184D421ED119807F7B0B64422F543

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s