FAQ: Como fazer compras no exterior

faq-como-fazer-compras-internacionais-blog-eccentric-beautyResolvi fazer esse post para tirar todas (ou quase) as dúvidas que a maioria das pessoas tem sobre compras online internacionais. Recebo bastante e-mail sobre isso e, a algum tempinho, me tornei moderadora de um grupo de compras no exterior chamado “Comprei no Ebay – Ali ‘alternativo'”, que é voltado para pessoas com um estilo alternativo mas que ainda sim adoram aproveitas as pechinchas do exterior. Percebi a grande quantidade de duvidas que surgem e fui pegando essas dúvidas somadas às dos e-mails para responder nesse post.

PERGUNTA: Onde posso fazer minhas compras?

RESPOSTA: Hoje existem milhares de sites internacionais que entregam no Brasil. Entre os mais conhecidos estão o Ebay, Aliexpress, Deal Extreme. Para maquiagem e cosméticos temos ainda o Cherry Culture, All Cosmetics Wholesale, Brigette’s Boutique, Strawberry Net.. De roupas temos também o Asos, Tobi… É uma infinidade de lojas.

PERGUNTA: Quais são as formas de pagamento?

RESPOSTA: Aí depende do site, mas geralmente é por paypal ou direto no cartão de crédito, lembrando que SEMPRE tem que ser cartão internacional. Para quem não possui um cartão internacional, hoje existem cartões pré-pagos.

PERGUNTA: E como funcionam esses cartões pré-pagos?

RESPOSTA: Você faz um depósito em dinheiro (ou faz o pagamento em forma de boleto) e utiliza o cartão como se fosse o de crédito mesmo com a vantagem que não existe anuidade e há uma forma de controle ainda maior que o limite do cartão de crédito. Hoje encontramos o Fitta, MEO, Nettler. Nunca usei essa opção, já que tenho um cartão internacional, mas com certeza é bem interessante.

PERGUNTA: E como funcionam os impostos?

RESPOSTA: Essa é uma grande dúvida. Todas já sabemos sobre o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), né? É aquele imposto cobrado sobre nossa compra que já é automaticamente calculada no cartão de crédito. O percentual no cartão é 6,38% sobre o valor da compra e, no caso do cartão pré-pago, esse valor cai bastante: 0,38%.  Além do IOF, podemos dar a “sorte” de sermos taxadas pela Receita Federal e esse já é bem mais alto, pode chegar a 60% do valor total da compra (mercadoria+frete). Esse imposto serve, na teoria pelo menos, para proteger o mercado interno brasileiro. Ah! E se o valor for superior a U$500, o imposto é ainda mais alto.

PERGUNTA: Como saber se serei taxada ou não?

RESPOSTA: Bom, os únicos itens realmente livres de taxas são os livros, jornais e periódicos, já o resto não há como dizer se será taxado com certeza ou não. Já comprei coisas grandes e pequenas, caras e baratas e nunca fui taxada. Outra coisa que geralmente “isenta” o pagamento de taxas é quando a encomenda é enviada de pessoa física para pessoa física e tem o valor declarado abaixo de U$50 (geralmente quando é compra no ebay ou aliexpress, dá pra pedir ao vendedor para enviar como “Gift” – presente – que a chance será menor ainda), mas isso é bem subjetivo. Eletrônicos são os produtos com a maior chance de taxas por isso evite comprar esse tipo de mercadoria em sites internacionais. Mesmo a chance sendo grande há quem arrisque e não é taxado então, na minha opinião, é sorte mesmo! Uma coisa que gosto bastante de fazer antes de comprar é calcular o valor que minha compra ficaria se fosse taxada para ver se realmente vale a pena ou não (geralmente vale!).

PERGUNTA: Então quer dizer que se eu comprar menos de U$50 não serei taxada?

RESPOSTA: Como eu disse, não temos como afirmar isso com certeza absoluta, mas a chance é sim menor. Tudo depende também do tamanho do que você for comprar, né? Geralmente quando o pacote é muito volumoso e chama a atenção, a chance de ser aberto para conferência e taxado é maior, independente do valor. Se você comprar alguma coisa em grande quantidade, mesmo sem pensar em revender aqui, a chance de ser taxado também existe.

PERGUNTA: Ok, fui taxada mas achei o valor um absurdo, tem como recorrer?

RESPOSTA: Tem sim! É só você preencher esse formulário aqui: Formulário de Requerimento de Revisão de Tributo e apresentar com todos os documentos que comprovem que você deve ser isenta ou ter uma taxa menor. Seu pedido vai passar pela apreciação do fiscal e esse vai avaliar se procede o pedido ou não. Se for aceito, ótimo! Você pagará menos ou até mesmo nada, mas se não for aceito e o fiscal suspeitar de fraude, você paga aquele valor com multa e juros. Os documentos a serem apresentados podem ser a impressão da tela “invoice”, ou seja, o pedido no site, a fatura do cartão de crédito, algum comprovante de pagamento, qualquer coisa que comprove o valor da mercadoria comprada.

PERGUNTA: Como saber se um site é confiável ou não?

RESPOSTA: Geralmente na internet você vai encontrar muita gente falando que comprou algo em tal site e isso é o que me dá mais segurança. Se você ainda não tem muita certeza, faz o teste: compra uma coisa beeem baratinha, de U$1 por exemplo, e espera chegar. Se vier tudo ok, se joga! No caso do Aliexpress e do Ebay a coisa já é um pouco mais complicada por serem vendedores e não uma única loja, é mais ou menos como o Mercado Livre aqui do Brasil.

PERGUNTA: Mas então como saber em qual vendedor posso confiar?

RESPOSTA: Nesse caso, confira sempre a classificação do vendedor (geralmente feita por porcentagem e localizada próxima ao nome dele) e os feedbacks que ele teve. Se houve algum problema na compra, alguém sempre vai reclamar! Desconfie, também, quando as coisas são extremamente baratas, até mesmo discrepantes dos preços do próprio Ebay/Aliexpress, por exemplo: você está procurando uma blusa x e em todos os vendedores os preços estão em torno de U$15, mas aí vem um que a mesma blusa x está por U$2, a chance de ser golpe é gigantesca!

PERGUNTA: E o prazo de entrega?

RESPOSTA: Isso varia do tipo de envio e dos nossos queridos Correios. Geralmente esse prazo varia de 15 a 60 dias, mas pode ser maior se estivermos com problemas nos Correios daqui. Sempre procuro pedir compras com número de rastreio, para poder acompanhar e ter certeza que minhas coisas vão chegar.

PERGUNTA: Isso quer dizer que elas podem não chegar?

RESPOSTA: Infelizmente existem pessoas com má índole inclusive trabalhando nos Correios e eu mesma tive coisas “extraviadas” no caminho para cá.  No caso do Ebay sempre consegui resolver isso entrando em contato com o vendedor, mesmo não sendo culpa dele. Eles geralmente reembolsam ou mandam o item novamente (e, quando é reenvio, peço pra colocar com rastreio mesmo que eu tenha que pagar a diferença da postagem). No Aliexpress nunca tive esse problema por serem todas as encomendas já com rastreio e a grande maioria com frete grátis.

PERGUNTA: Como funciona o número de rastreio?

RESPOSTA: O vendedor vai te enviar um número com 2 letras, 9 números e mais 2 letras. Esse é seu código de rastreio! As duas primeiras letras são o código do tipo de postagem e as duas últimas são a localidade em que o vendedor se encontra. É só jogar esse número no site dos correios e pronto! Ele te dá a localização da sua compra. Se não aparecer assim que o vendedor te enviar, não se desespere, ele demora algum tempo pra começar a funcionar mesmo. Ah! Se seu celular é Iphone ou possui Android, existem programas tipo o Muamba Tracker que te avisa quando há mudança de status. O site Muambator também é muito útil para quem gosta de acompanhar, já que envia a alteração de status direto para seu email. Existem vários outros aplicativos, vale a pena dar uma pesquisada.

PERGUNTA: Como eu faço para entrar em contato com o vendedor?

RESPOSTA: Tanto o Ebay quanto o Aliexpress te dão a possibilidade de conversar com o vendedor antes de efetuar a compra. No caso do Ebay é só entrar no item que você quer comprar, clicar no nome do vendedor (onde está escrito “Seller”, geralmente está em azul) e no menu da lateral esquerda clicar em “Contact Seller”. No Aliexpress temos a opção de conversar ao vivo, em forma de chat (na caixinha da direita, se ele estiver online vai aparecer um “Chat Now”) ou por mensagem, através do “Contact Now” na caixinha da direita. Ah! Lembre-se sempre de escrever em inglês!

PERGUNTA: Já realizei minha compra, mas estou com dúvida, como fazer para entrar em contato agora?

RESPOSTA: No caso do Ebay vá em “My Ebay”, “Purchase History”, procure o produto que está te deixando de cabelo em pé por algum motivo e no lado direito clique em “Contact Seller”. Já no Aliexpress, vá em “My Orders” e clique em “View Detail”. No finalzinho da página tem um espaço para você escrever para o vendedor. É nessa mesma página que você encontra seu número de rastreio, viu?

Acho que deu pra tirar algumas dúvidas mais gerais, né? Como o Aliexpress e o Ebay são os sites que mais geram dúvidas, vou montar um post só sobre eles, ok? Ah! Se ainda ficou mais alguma dúvida, comente aqui que eu explico tudinho!

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4 thoughts on “FAQ: Como fazer compras no exterior

  1. Pingback: Tutorial: Como comprar no Aliexpress | Eccentric Beauty

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