Receita: Sopa de Cebola

Não torçam o nariz ainda!! Aprendi essa receita na primeira aula de gourmeterapia que tive com uma pessoa querida que trabalha comigo, Maria Auxiliadora (quem quiser ter aulas me avise que passo o contato dela!). Além dessa sopa, aprendemos sobre os fundos (são tipo caldos que substituem a água em receitas) e mais alguns caldos, mas essa sopa me chamou mais atenção por ser prática, deliciosa e perfeita para o friozinho que está vindo com tudo!

sopa-de-cebola-blog-eccentric-beauty

Sopa de Cebola

Ingredientes:

200g de cebola emincé
1 colher (sopa) de manteiga
30g de farinha de trigo
500ml de mirepoix ou fundo de carne
50ml de creme de leite fresco
4 fatias de pão italiano
100g de queijo ralado (pode ser mussarela, parmesão, provolone, emmenthal)
Pimenta do reino e sal a gosto

Primeira coisa que devemos fazer antes de tudo é preparar o Mirepoix (fundo de legumes). A base é extremamente simples, mas o tempo de cocção que é longo, por isso tente deixar essa parte já pronta antes de começar a sopa mesmo. Fiz o meu alguns dias antes e resolvi aproveitar também um caldo de carne que minha mãe fez no dia anterior para temperar.

fundo-de-legumes-blog-eccentric-beauty

Mirepoix

Vou colocar aqui os ingredientes que eu usei, mas o mirepoix pode ser feito naquele dia que você fez a feira e tá limpando a geladeira, sabe? Tudo pode ser realmente aproveitado! Além do que eu colocar aqui, pode usar talo de salsinha, salsão, manjericão, etc. Ah!

Ingredientes que usei:

Cebola inteira com casca
Cenouras inteiras com casca
Folhas de alho poró
Uma pitadinha de alecrim
Água

Modo de preparo:

Lave bem cada um dos ingredientes, já que iremos aproveitar tudo, inclusive a casca. Parta os ingredientes ao meio (no caso do alho poró piquei em pedaços um pouco menores) e deixe ferver por cerca de 2 horas. Coe bem, de preferência em um chinoise (eu coei em coador de café descartável mesmo, por não ter o chinoise em casa) e reserve. Se quiser um fundo mais claro, evite de usar cenoura, já que ela deixa o fundo mais “dourado”. O Mirepoix pode ser congelado e é sempre bom ter em casa por ser um coringa no preparo de vários pratos. Ah! Ele não leva sal algum, ok?

Agora a segunda parte da preparação: O modo de picar a cebola! No caso dessa sopa, iremos usar a cebola emincé.

corte-emince-cebola-blog-eccentric-beauty

Retire a casca da cebola, parta ao meio e apoiei a parte reta sobre a tábua de corte. Passe a faca na cebola de cima para baixo e deixe as fatias o mais finas possível. Vá virando a cebola de forma “confortável” para o corte. O segredo de não cortar o pedaço de um dedo junto da cebola é apoiar tentando “esconder” as unhas, assim as pontas dos dedos estão protegidas e a faca ainda ganha um apoio.

Agora que a parte mais chatinha da preparação está finalizada, vamos ao modo de preparo da sopa!

Modo de preparo:

Refogar a cebola em uma panela com a manteiga em fogo baixo até que ela reduza e fique mais macia. Polvilhe a farinha misturando sempre por cerca de 3 minutos, vai ficar uma “massinha” bem homogênea.
Junte, aos poucos, o mirepoix sem parar de mexer. No meu caso, alternei entre o mirepoix e o caldo de carne que usei. Como ele já estava bem temperado, quase não precisei usar sal, só coloquei mesmo um pouco de pimenta do reino.
Continue cozinhando em fogo baixo por cerca de 30 minutos mexendo de vez em quando, depois aumente um pouco o fogo e deixe o líquido reduzir, para ter uma sopa mais consistente.
Desligue e adicione o creme de leite, misturando bem.
Essa sopa dá para quatro pessoas, por isso separe quatro cumbucas (que possam ir ao forno), coloque uma fatia de pão italiano em cada uma e polvilhe o queijo por cima.
Leve ao forno preaquecido para gratinar e sirva ainda quente.

Falando assim não dá pra explicar como é gostoso, por isso experimente fazer em casa, aproveite que a receita é bem leve, o que tem mais calorias é o pão e o queijo! Meu irmão, que torceu o nariz quando eu disse que iria fazer sopa de cebola, queria até repetir! rs

Bjoos965184D421ED119807F7B0B64422F543

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s