Receita: Pão Australiano

Quem me segue no Instagram (@mayarafmq) viu o mini-mistério que eu fiz enquanto testava essa receita que acabou se mostrando melhor que eu imaginava. Todos os amantes do Outback são apaixonados pelo pãozinho que eles dão de cortesia e, claro, esse é o mesmo pão que eu vim mostrar pra vocês: o Pão Australiano!

A receita é bem leve e fica delicioso, acho que o mais difícil de tudo mesmo é acertar a hora de tirar do forno, mas se você conhece bem o seu, não terá grandes problemas… Vamos começar??

Você vai precisar de:

2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 xícara de chá de farinha de centeio
1 colher de sopa de chocolate em pó
1/4 de xícara de melado de cana
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina)
1 colher de chá de sal
1 pacote de fermento biológico seco instantâneo
Fubá para polvilhar

receita-pao-australiano-blog-eccentric-beauty

Primeiro passo é misturar todas as farinhas e o chocolate.

receita-pao-australiano-2-blog-eccentric-beauty Faça um “buraco” no meio da misturinha e jogue a água, misturando um pouco.receita-pao-australiano-3-blog-eccentric-beauty Em seguida coloque o resto dos ingredientes, menos o fubá. Nessa misturinha vai o melado de cana, o açúcar mascavo, a manteiga, o sal e o fermento.receita-pao-australiano-4-blog-eccentric-beauty

Tente misturar com a ajuda de uma espátula, mas a massa fica bem pesada. Misture o quanto conseguir e depois transfira para uma mesa limpa, de preferência de pedra como essa minha. Você deve sovar a massa até que tenha o aspecto homogêneo.

receita-pao-australiano-5-blog-eccentric-beautyO ponto da massa é mais ou menos esse. Ela deve parar de grudar na mão. Se sentir dificuldade na hora de sovar, pode polvilhar um pouco de farinha de trigo para ajudar a chegar no ponto.

receita-pao-australiano-6-blog-eccentric-beauty

Em seguida, cubra a massa com um pano e deixe descansar por cerca de 1 hora.

receita-pao-australiano-8-blog-eccentric-beautyEla cresce um bocadinho bom. Na foto não deu pra ver claramente, mas ela quase dobra de tamanho.

receita-pao-australiano-9-blog-eccentric-beauty Hora de dividir a massa e deixar ela descansar mais um pouco. Com uma faca mesmo corte-a (em quantos pães quiser, essa massa dá pra dois pais maiores) e modele no formato que quiser. Polvilhe com fubá e deixe descansar por mais 40 minutos. receita-pao-australiano-10-blog-eccentric-beautyA massa vai crescer um pouco mais (assumo que só nas fotos reparei o quanto cresceu). Pré-aqueça o forno por mais ou menos 10 minutos a 200º e deixe-os assar por cerca de meia hora. Esse tempo varia bastante de forno para forno, no meu eu coloco a 220º por cerca de 40 minutos. Você vai aprender a controlar o seu cozinhando mesmo, não há nenhuma regra certinha. Como esse pão não cora, só cresce mais, tem que ficar de olho mesmo!

receita-pao-australiano-11-blog-eccentric-beauty

Depois de assados eles ficam assim. A casca fica mais crocante, é bom deixar esfriar um pouco antes de servir.

receita-pao-australiano-7-blog-eccentric-beauty

E por dentro ele fica macio e molhadinho. O gosto do melado fica bem nítido e com uma manteiguinha fica sensacional!

Uma dica: se quizer fazer uma manteiga parecida com a do Outback, bata-a (na batedeira mesmo) com água gelada (pouca, não é necessário mais que 1/4 de xícara de chá). Aconselho a ir colocando a água aos poucos, para chegar no ponto ideal. Quando ela estiver mais clara e cremosa, só transferir para um pote e guardar. Uso essa manteiga para tudo.

Espero que vocês tenham gostado e se fizerem, me contem o que acharam!

Bjoos965184D421ED119807F7B0B64422F543

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s